segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Sobre o Ricardo (o Darín)



Há dois Ricardos muito importantes na minha vida, um deles é o meu namorado/companheiro, o qual talvez/ um dia terá um post só pra ele. 
O Ricardo deste post é o Ricardo Darín, o ator argentino que eu simplesmente adoro. 

Não faz muito tempo que comecei a me interessar por cinema latino americano, posso colocar toda a culpa no cineclube "cine como le gusta" do qual eu fazia parte até meados de 2010. O cinema latino americano é tão maravilhoso que merece um post só pra ele, por isso paro por aqui essa consideração. 

 O primeiro filme que assisti com o Darín, foi por indicação de um membro do cine, "o segredo dos seus olhos", filme oscarizado que envolve a temática que eu mais gosto: a solução de um crime. Fiquei tão fascinada com a forma como o cinema argentino tratou essa questão que fui atrás de outros filmes e de outros e de outros.

 "Abutres" também foi indicado por um amigo que compartilha do mesmo gosto que eu tenho por "thrillers". O filme tem a fotografia tão escura que há cenas que quase não dá pra se perceber o que se passa e o roteiro é bem simples, um advogado que faz plantão em hospitais para captar clientes que foram vítimas de acidentes de trânsito que conhece uma médica viciada em sei lá o que (morfina?), e o mais legal de tudo: tem que ter estômago pra ver até o fim. 

Outros mais bonitinhos são "O filho da Noiva" e "Clube da Lua" dirigidos pelo Juan José Campanella, o mesmo de o segredo dos seus olhos e pra mim o melhor diretor argentino.
Ambos são bem engraçados, o mais interessante é que havia assistido antes do "segredo..." e não tinha dado a menor bola ( tinha um certo preconceito por filmes que não fossem falados em inglês). 

Outro bem engraçado é "Um conto chinês", que é basicamente sobre um dono de uma ferragem (que pelo jeito sofre de TOC) tentando ajudar um chinês que não fala nada em espanhol. 
O ultimo lançado no Brasil é "Tese sobre um homicídio" que estava em cartaz no cine do Ordovás até esse domingo e não pude assistir, uma lástima!

Outro diretor argentino que também é muito bom e tem uma parceria com o Darín é o diretor Pablo Trapero, que dirigiu "Abutres" e "Elefante Branco", além do ótimo " Família Rodante", que não é com o Darín, mas vale mencionar. 
Enfim, sempre que me pedem dica de filmes, logo indico algum desse ator e coitadas das pessoas que me pedem, logo começo a falar sobre todos os filmes dele (sou um tanto quanto prolixa quando se trata de cinema). 

Poderia falar muito mais de cada filme ou de muitos outros, mas acho melhor parar por aqui antes que ninguém consiga ler esse post até o final. 
Tenho que mencionar, por fim, que nunca vou esquecer uma reflexão do personagem Sandoval do "Segredo dos seus olhos", quando ele fala: 

"as pessoas podem mudar tudo, de casa, de cara, de família...namorada, religião, de Deus. Mas tem uma coisa que não se pode mudar, não se pode trocar de paixão."

A paixão do Sandoval era a bebida, a do Benjamin (Darín) era a assessora do Juiz, Irene. Fiquei horas depois do filme pensando qual era a minha...bem, são tantas que ainda não me decidi!


2 comentários:

  1. Adoro ele! Também sempre tive certo preconceito com culturas que não envolvessem o 'inglês' (no meu caso, não era só o cinema...). O primeiro filme que assisti dele foi "O filho da noiva"; assisti meio que a contragosto, nos idos dos meus 14 anos, quando estava de férias em SP na casa da minha madrinha (que, por sinal, tem pós-doutorado no ramo das letras e morou em Madrid e Buenos Aires, dentre outros lugares). Talvez por ser imatura, não gostei, à época, do filme.
    O Segredo é sensacional (mas me dói o assassinato do Sandoval até hoje! :(), e o Conto Chinês é fantástico! Acabo de lembrar que tenho o Clube da Lua no PC (favorzinho que ganhei da irmã)... já sei o que assistir essa semana :)

    ResponderExcluir
  2. Só comentarei esse post devidamente quando o outro Ricardo ganhar o seu, de preferência com fotos que realcem seu charme desvio rizziano da lagoa.

    ResponderExcluir