sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Da Ansiedade


Todos sabem como é ficar ansioso. Antes de uma prova, antes de um evento, antes de falar em público, antes de um encontro. Pessoas normais ficam ansiosas com a expectativa criada em torno de algum fato do presente, da vida. As pessoas ansiosas ficam assim com praticamente tudo. Eu sou ansiosa desde criança. Quando tinha que ficar sozinha em casa, mesmo que por pouco tempo, minha barriga doía de Ansiedade (com azão), eu achava que era fome (hehe). Fui crescendo e a Ansiedade crescendo comigo, como uma sombra, uma Gisele lado b. Claro que, naturalmente, um dia ela ficou sem controle, chamou outros sentimentos vorazes e quis assumir de vez a minha vida, cresceu mais que eu, e se tornou Angústia. Precisei fazer terapia (sempre achei fino falar que faz terapia), tomar remédios, visitar enfermarias, praticar técnicas de respiração, de pensamento, até tive que me voltar para a minha espiritualidade adormecida. Tudo de modo a mantê-la sob controle. Tem fases que ela fica absurdamente incontrolável, não há técnica que diminua, tem vezes que ela dorme e é como se já não mais existisse. Quando ela assume, o mundo fica absurdamente impossível, dá medo até de se olhar no espelho e ver todos os seus monstros internos estampados bem na sua cara. É a prova de como uma coisa tão pequena, pode se tornar um gigante, se alimentada em doses homeopáticas (e de forma inconsciente!). Agora que a conheço, finjo que sou sua amiga, para quando ela menos esperar eu matá-la de vez e ela nunca mais vai me pegar de surpresa. A Gisele de alguns anos atrás riria desse post (só quem se sente assim talvez se identifique), ela achava que era dona do seu mundo e do seu pensamento, a Ansiedade não lhe fazia cócegas. Hoje existe uma sombra daquela, que está sempre alerta, sem nunca ter sido escoteira, que ao menor sinal de sua velha amiga se contorce, se distorce, entra pra dentro de si mesma, pra depois sair mais forte, pra que todos tenham certeza que está tudo bem, mesmo que na verdade, nada esteja. 

2 comentários:

  1. aguardo com ansiedade viril mascarada como má educação o próximo post.

    ResponderExcluir
  2. O próximo post está arretado, espero ansiosa teu comentário!

    ResponderExcluir